Grandes Negociadores

Existem aquelas pessoas que parecem ter nascido com o dom de negociar, enquanto também vemos aquelas outras com um pouco mais de dificuldade e que parecem sempre levar desvantagem em uma negociação. Qual desses tipos de pessoas você quer ser?

Uma das principais qualidades de uma pessoa, seja ela no mundo dos negócios ou não, é a habilidade de saber influenciar outras pessoas, é a habilidade de negociação, saber se comunicar de maneira efetiva para influenciar a decisão de outras pessoas.

Nos muitos estudos que foram feitos sobre negociadores eficazes, os pesquisadores encontraram praticamente as mesmas qualidades e características entre eles.

Habilidades de Negociação são aprendidas

Antes de falar sobre as qualidades e características, quero dizer que as habilidades de negociação podem ser aprendidas por qualquer pessoa, elas não são herdadas geneticamente.

Outro grande Mito, é que ao contrário do que prega a crença popular, os melhores negociadores não são aqueles homens e mulheres “durões”, não são pessoas de personalidade difícil. Eles também não são agressivos e negativamente exigentes. Eles não coagem seus parceiros de negociação em acordos insatisfatórios.

                   vs              

Os melhores negociadores são pessoas de personalidade agradáveis. Eles são amigáveis e harmoniosos, são pessoas simpáticas e agradáveis. Eles são o tipo de pessoas com quem você se sente confortável em concordar. Você tem uma tendência quase automática de confiar em alguém com grandes habilidades de negociação e sentir que o que eles estão pedindo é no melhor interesse de ambas as partes.

As 3 principais habilidades de negociação

Os grandes negociadores  geralmente estão bastante preocupados em encontrar uma solução ou um acordo satisfatório para ambas as partes, o chamado Ganha-Ganha, situação onde ambas as partes ficam felizes com os resultados da negociação.

Ao negociar qualquer tipo de contrato, seja comprando ou vendendo alguma coisa, existem algumas habilidades de negociação básicas que você precisa aprender para obter o melhor negócio para si mesmo e sentir-se feliz com os resultados.

Isto significa que a negociação tem uma característica que ninguém perde, todos ganham.

Para entender melhor, vamos comparar com dois jogos: o tênis e o frescobol. O tênis é uma relação ganha-perde. Quando a bolinha cai no chão e fora do local, faz-se ponto. Alguém tem de ganhar, um jogador será o ganhador e o outro necessariamente será o perdedor.

Já o frescobol não tem essa característica. É que para se ganhar o jogo, não podemos deixar a bolinha cair no chão – os dois jogadores ganham. A ideia e a ação do frescobol são totalmente opostas ao tênis:

“Somos bons se tivermos nivelados e juntos, nos ajudando mutuamente, em um verdadeiro trabalho em equipe”.

Para conseguirmos ter uma relação ganha-ganha, precisamos ter uma relação estilo “frescobol” e um comportamento cooperativo com nossos negociações.

  1. Faça boas perguntas

    Os bons negociadores parecem fazer muitas perguntas e estão muito preocupados em entender exatamente o que você tem como objetivo na negociação, eles estão preocupados com o resultado da outra parte, por isso fazem perguntas.

    Por exemplo, na compra de uma casa, ambas as partes podem começar a discutir e discordar sobre o preço. Começam com a posição de que o preço é o mais importante e é tudo o que tem que ser negociado. O negociador habilidoso, no entanto, perceberá que o preço é apenas uma parte do pacote.

    Ao usar boas habilidades de negociação, esse negociador ajudará ambas as partes a ver que os termos da venda também são importantes, assim como os móveis e acessórios que podem ser incluídos na transação.

    Encontrar boas perguntas  sobre as necessidades de um cliente é a única maneira que você poderá descobrir em uma negociação o que é exatamente importante para eles e quais os benefícios que eles realmente estão procurando. O preço nem sempre é o mais importante em uma venda e é importante mostrar ao cliente outros benefícios que eles estão recebendo.

     

2.  Paciência

Os bons negociadores são muito pacientes. Eles se concentram primeiro em obter o acordo sobre todas as partes do negócio que as duas partes têm em comum antes de prosseguir na busca de maneiras amigáveis de resolver as outras questões.

Eles também tomam o tempo para preparar boas perguntas para obter clareza e compreensão em cada ponto à medida que avançam, de modo que não haja confusão mais tarde.

3.  Planejamento

A preparação representa 90% do sucesso das negociações. Quanto mais e melhor preparado for antes de uma negociação, mais provável é que o resultado da negociação seja satisfatório para todas as partes envolvidas.

  1. A preparação exige que você faça duas coisas:Primeiro; obtenha todas as informações que você possa sobre a próxima negociação. Segundo; reflita sobre a negociação com cuidado, do início ao fim, e esteja totalmente preparado para qualquer eventualidade.O primeiro tipo de informação que você precisa é sobre o produto ou serviço e sobre a pessoa com quem você estará negociando. Você obtém essa informação escolhendo boas perguntas  que sejam bem pensadas. Nesse sentido, a informação se torna uma forma de poder.

    “O Poder esta sempre do lado da pessoa com a melhor informação.”

    Quem age tem poder

     

    Esta é uma frase conhecida do Coach Paulo Vieira, a qual faz muito sentido no mundo dos negócios.

    Não há nada que aumente a sua autoconfiança mais rápido do que sentir que você conseguiu fazer um negócio e  obteve um bom resultado. E não há nada que reduza sua autoconfiança mais rápido do que pensar que você foi obteve um resultado ruim e realizou uma fraca negociação.

    Portanto, as habilidades de negociação são uma parte importante do seu desenvolvimento e do seu senso de eficácia pessoal e autoconfiança.

    Quando você é um bom negociador, sua autoconfiança é maior e você se sente mais positivo em relação a si mesmo e aos outros em tudo o que você faz.

    Obrigado por fazer parte de nossa comunidade de empreendedores, meu objetivo é sempre trazer informações relevantes que te ajude a aumentar as habilidades de negociação e construir autoconfiança para levar o seu negócio a níveis cada vez maiores.

    Participe, deixe um comentário do que achou do artigo 😉

 

 


Leave a Reply

Your email address will not be published.