freedom-of-fear

Se você é um ser humano comum, com certeza sente medo de algo.

Mas qual é o seu maior medo?

De acordo com um estudo da Universidade Chapman, os 5 principais medos do ser humano são:
1. Falar em público
2. Altura
3. Insetos, cobras, e outros animais
4. Afogamento
5. Sangue / agulhas

A maioria destes medos é irracional, ou seja, fora o afogamento e altura as coisas que as pessoas temem praticamente não oferecem nenhuma ameaça, as pessoas lidam com coisas muito mais perigosas a toda hora, porém quando se deparam com pequenas coisas como tomar uma injeção (agulha), reagem como se fossem morrer.

freedom-of-fear

MAS O QUE CAUSA O MEDO?

É impressionante como as pessoas ficam tão assustadas com as coisas mais bobas. Acontece que não é preciso muita coisa para desencadear a resposta do medo no cérebro da maioria das pessoas.

Ficamos com medo quando encontramos coisas e situações que não entendemos, não podemos controlar e / ou nos causam danos

Além dos medos com os quais nascemos, fruto da memória genética, também temos temores condicionados. Estes são formados quando temos uma experiência negativa e temos medo de algo semelhante acontecendo novamente. Eles são na maioria das vezes irracionais porque o nosso cérebro nos engana, fazendo-nos acreditar que circunstâncias semelhantes como o evento ocorrido levará ao mesmo resultado assustador.

cerebro-funcionandoUm exemplo é se você foi atacado por um cão quando você era uma criança e você ainda treme sempre que alguém se aproxima de você com um cachorrinho pequeno. A maioria dos cães são amigáveis, mas porque você teve um encontro ruim, você evita todos eles.

O medo de cachorro talvez não lhe prejudique tanto, mas o medo de situações sociais, de falar com outras pessoas, por alguma rejeição em sua infancia é uma das maiores causas de fracasso profissional.

COMO O MEDO NOS ATRAPALHA

1c8d054d39ab4399ac3d4315fa0f642b

O propósito do medo é ajudá-lo a se proteger em uma situação realmente perigosa. No entanto, porque a maioria das coisas que temos medo de hoje não são fatais, a resposta do nosso corpo ao medo realmente mais atrapalha do que ajuda.

# 1 – Resposta: Luta ou Fuga

A primeira coisa que acontece quando você sente o medo é seu corpo entra no modo luta ou fuga. Quando isso acontece, sua freqüência cardíaca aumenta, você obtém a visão focada (sua visão periférica é reduzida), seus níveis de cortisol (o hormônio do estresse) aumentam e seu corpo limita várias outras de suas funções para ter certeza de que a maior energia possível está fluindo para os músculos, para que você esteja preparado para se defender do perigo potencial.

# 2 Você não consegue tomar decisões racionais

Porque seus níveis de estresse são tão altos e seu corpo está desviando muito de sua energia do cérebro para seus membros, é quase impossível tomar decisões racionais, em estado de medo.

De acordo com o Dr. Gregory Berns, um neurocientista da Universidade Emory, o medo desliga as funções exploratórias e de risco de seu cérebro para que você seja capaz apenas de reagir defensivamente, impedindo-o de avaliar todas as suas opções e tomar decisões mais inteligentes.

É por isso que você nunca deve tomar decisões e nem forçar alguém a faze-lo quando estão com medo ou desprevenidos; Neste momento eles não são capazes de pensar racionalmente pensando em outras opções.

# 3 tudo se torna negativo

Quando estamos em uma situação de perígo ou medo, o cérebro percebe tudo o que rodeia a causa do medo, filtra tudo como sendo negativo. Por exemplo, se seu filho foi diagnosticado com uma doença grave, você pode sentir medo quando você vai ao hospital. O diagnóstico é o que desencadeou o seu medo, mas porque você recebeu a notícia assustadora, enquanto nestava o hospital, você associa o edifício, tudo e todos nele com a sua experiência assustadora.

Mas como diminuir o medo?

aid595150-728px-help-someone-with-low-self-esteem-step-8-version-6

Nós somos nossa melhor versão quando estamos confiantes.

Alguns dos benefícios da autoconfiança são a capacidade de ser você mesmo, possuir maior coragem, falar sua opinião, sentir-se bem consigo mesmo, manter a calma, apesar das circunstâncias desfavoráveis.

Mas há uma coisa que é ainda mais forte do que a confiança. Não ter medo.

Por que não ter medo é tão poderoso?

Medo e confiança estão relacionados. Se você não temer nada, você naturalmente estará confiante, porque a

Falta de confiança é causada principalmente pelo medo da rejeição, perigo ou fracasso.

Então você poderia dizer que a confiança é um subproduto do destemor.

Pessoas sem medo fazem coisas inacreditáveis como saltar de arranha-céus, lançar seu corpo através de lugares perigosos, e mais importante, corajosamente viver a sua vida ideal!

A maioria das pessoas que querem ser mais confiante irão apontar diretamente para a confiança, mas eu acho que eles poderiam ter melhor sucesso por apontar para falta de medo. De muitas maneiras, é uma abordagem mais direta para ser mais confiante. Quando você tenta ser confiante, você está tentando construir-se mais alto do que seus medos em um “Eu posso fazer isso”.

Como a falta do medo se torna confiança

41b8d_page-14-image-cp-760x428

Imagine que você vê uma pessoa atraente e quer conversar com ele / ela, mas você não está confiante o suficiente. Para tentar ganhar confiança neste ponto vai ser muito difícil.  Embora existam algumas estratégias no momento como a linguagem corporal de confiança que pode fisiologicamente aumentar a sua confiança. Mas e se você tentar conquistar seus medos como uma maneira de se tornar mais confiante?

Depois de identificar seus medos, você pode encontrar algumas fraquezas em sua “armadura”.

Primeiro, lide com seu medo de rejeição, cenários em sua mente: A pessoa pode responder negativamente a você. E se você falar com ele/ela e receber uma resposta ruim. Ele / ela poderia rir de você e envergonhar você. Meu Deus!

No entanto, esses cenários de rejeição são apenas assustadores ou embaraçoso por 5 segundos. Você não pode lidar com isso como um pior cenário? Você vai deixar-se paralizar por 5 segundos de desconforto ? Isso se aplica a qualquer possível cenário de rejeição, de pedir um aumento, pedir um emprego,etc.

Em segundo lugar, você abordaria o medo do fracasso. O medo do fracasso é um nível acima do medo da rejeição, e envolve uma avaliação a mais longo prazo do que significa a rejeição. Você pode sentir que esta instância de rejeição é representativa do seu relacionamento geral.

O medo do fracasso pode ser dissolvido com alguma lógica. Existem 7 bilhões de pessoas na Terra e cada um de nós tem gostos e preferências diferentes. Se você é uma pessoa boa e honesta, então a maioria das pessoas vai pelo menos gostar de você como um amigo. As pessoas tendem a ter medo irracional de se aproximar de estranhos. A lógica é que qualquer único caso de rejeição é apenas isso – um único exemplo. Se você está disposto a continuar tentando, você encontrará sucesso.

Jia Jiang decidiu experimentar 100 dias de rejeição para conquistar seus medos. E ele descobriu que a maioria das pessoas era agradável e receptiva a ele (um completo estranho), mas não todos.

Se quiser assistir a palestra dele sobre isto, coloque a legenda em português.

E se ele tentasse uma vez, fosse rejeitado e assumisse que todos seriam assim? Ele teria se apegado a falsas crenças. Nas estatísticas, o tamanho da amostra é muito importante. Quanto menor o tamanho da amostra, menos confiáveis os dados. Por que não podemos ver que isso é verdadeiro para nossas vidas também? E por que não podemos ver que para a maioria das coisas, tudo o que é preciso é um resultado bem-sucedido – para o casamento, nos negócios e até mesmo investir. Investir em ações da Apple no ano 2000 seria suficiente para superar o colapso do restante do seu portfólio, já que aumentou 80 vezes desde então!

O que acontece quando você remove o medo?

 

Resultado de imagem para fearless

Quando você remove o medo, a confiança tende a emergir.

Confiança é acreditar em um resultado positivo, enquanto o medo é estar se preocupando com o potencial de um resultado negativo.

Uma vez que o medo de um resultado negativo se foi, é mais fácil acreditar em um resultado positivo (ou seja, ser confiante).

Não ter medo significa que nada está te impedindo. 100% destemor não é saudável.

O L.A. Times entrevistou Michael P. Ghiglieri sobre as mortes no Grand Canyon:

LA Times: É verdade que alguém caiu na sua morte no canyon porque ele escorregou enquanto fingia cair para a morte dele?

Ghiglieri: Triste dizer que isso é verdade. Em 1992, Greg Austin Gingrich, de 38 anos, saltou sobre a cerca de proteção e movimentou os braços, brincando – fingindo perder o equilíbrio para assustar sua filha adolescente, então ele “caiu” da parede do lado do Canyon para um Curto declive onde ele imaginou que poderia pousar com segurança. Porém Gingrich perdeu o equilíbrio e caiu silenciosamente cerca de 400 pés no vazio. Levou um certo tempo os guardas para localizarem seu corpo – e determinar que sua filha era órfã apenas devido à sua tolice.” (Fonte  LA Times)

Resultado de imagem para sabio meditando

A chave na vida parece ser saber quais os medos são saudáveis e úteis de se ter (um medo de altura não é uma coisa tão ruim para ter) e quais medos simplesmente impedem você de ter sucesso (fazer uma pergunta, tentar algo novo, ser envergonhado) .

O medo de algumas pessoas é tão incapacitante que elas não funcionam normalmente. Outros morrem porque não têm medo suficiente.

Como com muitas coisas, o equilíbrio é ideal. Tenha medo de coisas que são dignas de seu medo, mas nunca deixe a palavra “não” assustá-lo. Nunca deixe que isso o impeça de buscar oportunidades.

Oportunidades só é valorosa se você esta disposto a arriscar.

A próxima vez que você estiver lutando para ter confiança em alguma situação, pense sobre o que você está lhe causando medo, e ataque essa raiz. Então isso fará com que sua confiança aumente naturalmente! ou se for o caso faça com que você volte atrás do Canyon, mas devido uma decisão lógica e não um medo irracional.

Deixe seu comentário abaixo 😉

Espero que você tenha gostado de aprender estas dicas, tanto quanto eu gostei de escreve-las para você.

icon-persuasionDicas de Mestre

Mestres da Influência

  • Falta de confiança é causada principalmente pelo medo da rejeição, perigo ou fracasso
  • Confiança é um subproduto do destemor
  • Nas estatísticas, o tamanho da amostra é muito importante
  • Quando você remove o medo, a confiança tende a emergir
  • A chave na vida parece ser saber quais os medos são saudáveis e úteis de se ter (um medo de altura não é uma coisa tão ruim para ter) e quais medos simplesmente impedem você de ter sucesso (fazer uma pergunta, tentar algo novo, ser envergonhado)

Inscreva-se abaixo e receba dicas e ferramentas práticas para seu sucesso pessoal e profissional.

Torne-se um mestre da Influência!


    2 replies to "O medo tem atrapalhado o seu sucesso?"

    • José Carlos

      Artigo muito interessante, realmente sinto medo de ser julgado em público

    • Mayara

      Excelente artigo! me trouxe vários insights…obrigada Marcio, estou adorando o Blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.